Frango-d’água-pequeno (Porphyrio flavirostris) registrado pela primeira vez no nordeste do RS, sendo o segundo registro no estado
A equipe da Soluziona registrou pela primeira vez um frango-d’água-pequeno (Porphyrio flavirostris Gmelin, 1789) na região nordeste do Rio Grande do Sul. O indivíduo, um jovem da espécie, foi visto em um açude no interior do município de Muitos Capões.
Este é o segundo registro do frango-d’água-pequeno no estado. O primeiro registro ocorreu em 2015, na região sudoeste do estado, no município de Uruguaiana, segundo o site WikiAves.
A espécie ocorre na maior parte do Brasil e não está ameaçada de extinção. É encontrada em arrozais e pântanos de água doce com vegetação aquática flutuante. Alimenta-se principalmente de artrópodes e sementes, apresentando padrão completo de migração.
Segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), a espécie apresenta um limite de elevação superior de 500 metros. No entanto, o presente registro foi realizado à 711 metros de altitude.
O encontro deste animal pode ser um importante sinal de que a espécie está se expandindo para novas áreas ao longo do tempo.
A partir disso, foi realizado o cadastro do referido registro no banco de dados do site WikiAves, podendo ser acessado no link: https://www.wikiaves.com.br/5625073.
Alyssa Freitas
Acadêmica e estagiária de Ciências Biológicas
Zenon Ratzlaff
Biólogo Esp. em Zoologia; Me. em Biologia Animal